Problemas pedagógicos. Quem contactar?

É normal no decorrer do nosso percurso académico termos dúvidas sobre critérios aplicados nas cadeiras ou daquilo que são os nossos direitos como alunos. Às vezes detectamos inclusive situações que consideramos estarem a ser mal aplicadas e que deveriam ser rapidamente corrigidas.

Mas de todos aqueles que me representam quem devo contactar?
Falei com o Professor mas nada mudou. O que mais posso fazer?

Neste guia apontamos os principais intervenientes pedagógicos, quais as suas responsabilidades e como te podem ajudar. Para a maioria das situações esta é a ordem a utilizar.

  1. Professor Regente

    O Professor Regente é o professor responsável pelo programa e pelo funcionamento de uma cadeira e será por norma o professor a contactar. Se tens dúvidas sobre quem é o Professor Regente poderás consultar essa Informação no Inforestudante em:

    Minhas Disciplinas > Informação Geral > (Seleccionar unidade curricular) > Docente Responsável

    Tratando-se de uma questão específica de uma cadeira esta deverá ser a primeira pessoa a contactar pois será a que está melhor informada sobre o assunto e, dentro do leque de professores da cadeira, aquela terá maior responsabilidade e autoridade para tomar decisões e agir.

    Como contactar?

    Podes contactá-lo por e-mail ou presencialmente no seu gabinete. Tanto o e-mail como o horário de atendimento podem ser consultados no Inforestudante em

    Minhas Disciplinas > Informação Geral > (Seleccionar unidade curricular) > Informação Docentes

    O melhor meio depende da importância e urgência da questão sendo que o contacto pessoal é muitas vezes preferível.

  2. Coordenador de Curso

    O Coordenador tem por missão zelar pela qualidade do curso. O Coordenador acompanha o funcionamento do curso em ligação com os Directores dos Departamentos envolvidos na sua leccionação, reúne com os respectivos professores para efeitos de coordenação de regras de funcionamento do curso, datas de avaliação e volume de trabalho solicitado aos alunos, verifica o cumprimento das normas aplicáveis e informa o conselho científico, bem como as Comissões Científicas dos Departamentos envolvidos no curso, sobre a sua actividade (Estatutos FCTUC).

    Existe um Coordenador de Curso por ciclo. Podes consultar a lista de Coordenadores na Página do DEI.

    Página do DEI > Pessoas > Orgãos de Gestão > Coordenadores de Curso

    Se não conseguiste ver o teu problema resolvido junto dos professores da cadeira o melhor será abordar o Coordenador de Curso. Ele terá uma visão mais alargada do problema e tem a responsabilidade de intervir se se verificar que existe uma medida a ser aplicada incorrectamente.

    Como contactar?

  3. Provedor do Estudante

    A missão do Provedor do Estudante é velar pelo respeito pelos direitos e interesses legítimos dos estudantes. Quando toma conhecimento de um facto que coloque esses direitos ou interesses legítimos em causa, quer por comunicação de estudantes quer por qualquer outro meio minimamente credível, o Provedor deve procurar formas de os proteger através da mediação e da negociação informal com os envolvidos.

    O actual Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, o Professor José Luis Afonso, ex-Coordenador de Curso de Engenharia Mecânica, tem conhecimento das realidades mais particulares dos cursos do Pólo 2.

    O NEI mantém um contacto regular com o Provedor para debater várias questões pedagógicas. Não te acanhes em recorrer ao mesmo para questões onde tenhas dúvidas ou sintas que os teus direitos como estudante não estão a ser respeitados.

    Tens mais algumas questões quanto ao papel do Provedor do Estudante? Consulta as Perguntas Frequentes

    Como contactar?

    Aconselhamos a marcares reunião com o Provedor do Estudante por e-mail uma vez que este pede que o assunto seja exposto por este meio por uma questão de registo e acompanhamento do assunto. No entanto poderás contactá-lo de outras formas

NEI/AAC

O NEI tem um Pelouro de Pedagogia constituído por vários alunos tanto do curso de Design e Multimédia como de Engenharia Informática. Estamos sempre disponíveis para ajudar em qualquer uma das etapas.

Como contactar?

Dirige-te a um dos membros do Pelouro de Pedagogia ou contacta-nos através do mail neiaac@student.dei.uc.pt.