Universidade de Coimbra

História e Faculdades

A Universidade de Coimbra foi fundada a 1 de Março de 1290. Originalmente com as Faculdades de Artes, Direito Canônico, Direito Civil e Medicina, conta atualmente com 8 faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e ainda Ciências do Desporto e Educação Física.

Pólos

As 8 faculdades estão distribuídas por 5 zonas:

  • Pólo I: localizado na parte antiga da cidade, conta com a Faculdades de Letras, Direito, Medicina (que dispõe também de instalações no Pólo das Ciências da Saúde), Ciências e Tecnologia (Departamentos de Arquitectura, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Física, Matemática e Química), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e o Colégio das Artes.
  • Pólo II: localizado no Pinhal de Marrocos, junto ao Rio Mondego, sede da Faculdade de Ciências e Tecnologias e onde se encontra o Departamento de Engenharia Informática, bem como o Departamento de Engenharia Electrotécnica, Engenharia Civil e Engenharia Química e Engenharia Mecânica.
  • Pólo das Ciências da Saúde, localizado em Celas, junto aos Hospitais da Universidade, conta com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia.
  • Estádio Universitário e Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, localizado na margem esquerda do Rio Mondego (junto à Ponte de Santa Clara).
  • Faculdade de Economia, localizada na Avenida Dias da Silva.

Cantinas

Todos os pólos da Universidade têm pelo menos uma cantina. Aqui, a refeição social tem o custo de 2,40€ e inclui sopa, um prato de carne, peixe ou vegetariano, água e sobremesa ou fruta. Há também, geralmente, a possibilidade de outro prato não-social, que oferece outras refeições mas com custo acrescido.