SMTUC

Um dos grandes desafios para muitos estudantes quando chegam a Coimbra é a deslocação. Hoje em dia, o meio mais viável para te deslocares é o autocarro. É aqui que entram os SMTUC, a rede de autocarros da cidade.

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) faz parte do Pólo 2, sendo que os autocarros que se deslocam diretamente para cá são os das linhas 34, 38 e 24T.

A linha 34 faz ligação entre os Pólos 1 e 2 da Universidade de Coimbra, passando pela Praça da República. Sendo, provavelmente, o autocarro mais utilizado na vinda para o DEI por isso é recomendável apanhar este autocarro cedo senão corres o risco de o mesmo já vir a abarrotar de gente e teres de apanhar o próximo.

De seguida, temos a linha do 38. Este desloca-se entre a zona de Santa Clara (situada do outro lado do Rio Mondego) e o Pólo 2.

Finalmente, temos o 24T, o qual também efetua paragem neste pólo da universidade sendo que circula entre o Palácio da Justiça e Rua Norton de Matos. Não confundir esta linha com a do 24, visto que a última não passa pelo Pólo 2.

Recomenda-se a consulta dos horários dos autocarros de Coimbra através do site dos SMTUC (Aqui), os quais apresentam todas as paragens de cada linha.

Se pensas em usar este serviço, é aconselhável tomares em consideração a aquisição de um bilhete horário recarregável ou de um passe mensal, bastando que te dirijas a uma das lojas autorizadas dos SMTUC para o fazer, as quais podes consultar aqui. É conveniente fazeres-te acompanhar do Certificado Multiusos (disponível no Inforestudante).

Para além destes serviços diários de transporte, durante eventos como a Latada e a Queima das Fitas, os SMTUC efetuam a ligação entre o recinto e a Praça da República.

Finalmente, se quiseres desanuviar do ambiente das aulas, nada melhor que umas saídas noturnas. O melhor ponto de partida para tal é partires da Praça da República, daí tens fácil acesso à zona da Alta de Coimbra. Existem várias linhas que fazem a ligação a esta zona, destacamos as do 34 e 24T visto que passam pelo Pólo 2.