Mobilidade na UC (Divisão de Relações Internacionais UC)

Serviços

A Universidade de Coimbra promove a mobilidade de estudos aos seus alunos, fornecendo diversas oportunidades para formação ou estágios em instituições estrangeiras (e nacionais) de ensino superior com as quais a U.C. possua um acordo celebrado.

Com o objetivo de guiar os estudantes neste processos e a apoiar todas as atividades desenvolvidas no âmbito das redes internacionais em que a nossa Universidade se insere existe a Divisão de Relações Internacionais da U.C. cujo secção informativa se encontra em http://www.uc.pt/driic . Também te podes dirigir aos Serviços de Gestão Académica para tais efeitos, na medida em que são estes os responsáveis pela gestão dos percursos dos alunos da U.C., desde a candidatura à emissão do diploma. O atendimento é presencial, e podes encontrá-los no Pólo 1 de 2ª a 6ª-feira, das 9:30h às 13:00h (entre Agosto e Outubro, passa a ser das 9:30h às 16:00h) e no Pólo 2 em todos os dias úteis exceptuando 4ª-feira, das 9:30h às 13:00h (entre Setembro e Outubro, passa a ser de 2ª-feira a 6ª-feira das 9:30h às 17:00h).

Para além das opções acima referenciadas, dentro do Núcleo de Engenharia Informática existe o Pelouro da Pedagogia constituído por alunos do curso de Design e Multimédia e de Engenharia Informática. Estamos sempre disponíveis para ajudar em qualquer uma das etapas. Para tal, basta que te dirijas a um dos membros do Pelouro ou que nos contactes através do e-mail neiaac@student.dei.uc.pt.

Programas

Dentro do plano da mobilidade da U.C. destaca-se o novo Programa Erasmus+, o qual permite três períodos de mobilidade relativos a cada ciclo de estudos: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, podendo cada mobilidade ter uma duração de 24 meses. Este programa abrange também a vertente dos estágios com mobilidades que podem ser realizadas até 12 meses após a obtenção do grau.

Finalmente, existem outras opções de mobilidade para os estudantes da U.C. que oferecem a possibilidade de efetuar estudos durante um período variavél de 3 a 12 meses numa instituição parceira, sendo que poderá ser atribuída uma bolsa ao aluno para cobrir eventuais despesas. O estudante fica isento do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Para saberes quais as universidades abrangidas pela U.C. no seu plano de mobilidade consulta http://www.uc.pt/driic/Acordos e para te ajudar na candidatura http://www.uc.pt/driic/estudantesOUT/Candidat/ .

NOVO PROGRAMA ERASMUS+:

A Universidade de Coimbra (UC) tem ao dispor dos seus estudantes diversas oportunidades de mobilidade para estudos, formação ou estágios curriculares e profissionais em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior desde que exista um acordo celebrado entre a UC e a universidade para onde pretende ir estudar.

O novo Programa Erasmus+ permite três períodos de mobilidade, correspondentes a cada um dos ciclos de estudos: Bacharelato/Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Cada mobilidade pode ter uma duração até 24 meses.

As mobilidades para estágio, podem ser realizadas até 12 meses após a obtenção do grau e a sua duração será condicionada por uma mobilidade para estudos previamente realizada no mesmo ciclo.

Mobilidade para Estudos

Este programa oferece a possibilidade a qualquer estudante de efectuar estudos durante um período que vai de 3 a 12 meses numa instituição de ensino superior parceira. O estudante poderá receber uma bolsa que contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para os custos de deslocação. O estudante fica isento do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Para saber quais as Universidades a que pode concorrer consulte a página: http://www.uc.pt/driic/Acordos

Para te candidatares : http://www.uc.pt/driic/estudantesOUT/Candidat/