Resumo das Jornadas Pedagógicas de Engenharia Informática - 2º semestre 2018/2019

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No dia 13 de março, pelas 14h, deu-se início às Jornadas Pedagógicas de Engenharia Informática, relativas ao 1º semestre do ano letivo 2018/2019. Contámos com a presença de vários elementos na mesa: (da esquerda para a direita) o Vice-coordenador da LEI, Dr. Vasco Pereira, o Coordenador da LEI, Dr. Filipe Araújo, a Coordenadora do Pelouro da Pedagogia do NEI/AAC, Madalena Santos, a Coordenadora do MEI, Drª. Marília Curado, o Vice-Coordenador do MEI, Dr. Nuno Laranjeiro e o Subdiretor do DEI, Dr. Marco Vieira. No anfiteatro estavam também presentes os estudantes e docentes do Departamento de Engenharia Informática.

Começaram por se abordar assuntos gerais relativamente ao Mestrado em Engenharia Informática (MEI), onde a Drª Marília mencionou os seguintes tópicos: apresentação do processo de qualidade, levantamento das respostas aos Inquéritos do Inforestudante e ajustes a aplicar ao MEI.

Relativamente ao processo de melhoria, têm sido feitas reuniões com o NEI e os representantes dos alunos, onde é feito o acompanhamento de casos pontuais, revisão das fichas de edição, revisão dos horários e revisão dos mapas de exames, incentivando sempre o diálogo entre alunos e professores. A acrescentar, é feita semanalmente uma reunião do Conselho Científico onde são discutidos problemas, abordagens pedagógicas e outras recomendações.

Na consequência da realização do inquérito semestral através do Inforestudante, foram recolhidos dados estatísticos e comentários acerca do curso. Conclui-se que a qualidade do curso, unidades curriculares e docentes se manteve dentro do esperado. É feito o apelo para que os alunos se expressem com maior precisão nos comentários deste tipo de inquéritos, para que se possa perceber cada situação de uma forma mais aprofundada.

Abordaram-se também os ajustes da potencial reformulação do MEI. Estas alterações incluem a melhoria da qualidade do curso, de forma a responder a situações como a sobrecarga existente no 1º semestre do 1º ano. É esperado que este novo plano entre em vigor no próximo ano letivo, embora a proposta do Plano de Transição ainda esteja sujeita a aprovação. Assim que esta fase esteja ultrapassada, será realizada uma sessão de esclarecimentos.

De seguida, é feita uma apresentação das estatísticas gerais dos inquéritos pedagógicos realizados pelo NEI. No total, há 109 respostas, onde 34 respostas são de alunos do MEI, 73 são de alunos da LEI, e 2 respostas são de alunos do Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação.

De acordo com as respostas aos inquéritos realizados pelo NEI, os alunos referiram algumas alterações que gostariam de ver feitas no curso, tais como a reavaliação de ECTS, um maior ênfase às práticas seguidas em empresas, o aumento da variedade de cadeiras opcionais, uma melhor orientação para a dissertação de mestrado.

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Seguidamente, foi aberto o painel de discussão, onde foram abordados tópicos relativos à existência de aulas na língua inglesa. Foi sugerido aos alunos que, em caso de dificuldade, procurassem frequentar aulas da língua em que se sentissem mais confortáveis. É incentivado que os alunos procurem, em primeira instância, esclarecer as suas dúvidas e problemas diretamente com os professores.

Outro aspeto discutido debruçava-se sobre a repetição dos enunciados de trabalhos práticos de um ano para o outro.

O último tópico de discussão recaiu sobre os métodos de avaliação da cadeira de Interação Humano-Computador.

Referidos como aspetos positivos foram a adição de novas tecnologias na componente prática da cadeira de Integração de Sistemas, a flexibilidade e bom planeamento nas cadeiras de Computação Móvel e Engenharia de Requisitos e o bom acompanhamento por parte dos docentes na cadeira de Gestão de Projetos.

Acerca do semestre atual, foram referidas as dificuldades resultantes do reagendamento de aulas por parte dos docentes, pois os horários desta remarcação podem não ser favoráveis aos alunos, que se vêem obrigados a faltar.

De seguida, passou-se para o painel da Licenciatura em Engenharia Informática (LEI). Primeiro, o Dr. Filipe Araújo apresentou os resultados das respostas aos inquéritos semestrais feitos através do Inforestudante, analisando alguns comentários e dados estatísticos. O balanço geral é positivo. Os comentários referidos são principalmente acerca de métodos de avaliação, inadequação da carga de esforço e falta de qualidade das infraestruturas.

Posteriormente, foi aberto um painel de discussão. Os alunos demonstram-se insatisfeitos com o barulho existente nas aulas de algumas cadeiras, e sugerem que sejam os professores responsáveis pela aula que apelem ao silêncio.

Foi abordada a situação da cadeira de Introdução à Programação e Resolução de Problemas, onde, este ano, passaram a haver aulas Teóricas com presença obrigatória. Sendo esta uma cadeira com alguns alunos repetentes, surgiram situações onde alunos não foram admitidos a exame por não cumprirem com o número mínimo de presenças, pois tinham sobreposições com cadeiras de outros anos naquele horário. Nestes casos, é aconselhado que os alunos exponham individualmente a sua situação ao docente o mais cedo possível no decorrer do semestre.

São referidas possíveis sugestões para alterações ao curso, tais como a reavaliação dos ECTS, a introdução de uma cadeira que aborde o paradigma de programação funcional e a remoção de presenças obrigatórias. Em relação aos aspetos que não decorreram da melhor forma durante o semestre passado são referidos os seguintes: - Desfasamento entre os projetos de Bases de Dados e Sistemas Distribuídos. Muitos alunos têm que refazer parte do projeto quando efetivamente ganham o conhecimento para conseguir construir a base de dados. Visto que está contemplada na nova reformulação de LEI a mudança de semestre da cadeira de BD, este problema não voltará a colocar-se. - Bibliografia insuficiente na cadeira de Introdução às Redes de Comunicação. Embora os slides não contenham toda a matéria necessária, estão disponíveis as referências bibliográficas pelas quais os alunos devem guiar o seu estudo. - Inadequação de ECTS da cadeira de Comunicação Técnica. Esta cadeira tem presenças obrigatórias para ser possível cumprir razoavelmente as horas de esforço semanais

Como aspeto positivo, foi referido o facto de se acrescentar a possibilidade da utilização da ferramenta Spring no projeto de Sistemas Distribuídos.

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De seguida, foi pedido aos alunos que se expressassem em relação a problemas do semestre atual: - Atualização dos compiladores do mooshak (AED) - Necessidade de entrega do relatório por escrito presencial (AED). Em consequência deste comentário, o professor regente da cadeira alertou para a possibilidade de entrega deste mesmo relatório através do email, sempre que não fosse possível ao aluno a entrega presencial. - Condições do teste prático (LPA). A discussão deste tópico foi feita após o término das Jornadas Pedagógicas, por questões logísticas. Durante esta discussão os alunos, em conjunto com o professor Luís Paquete, tentaram encontrar consenso acerca da melhor solução para o problema. Foi pensada a possibilidade de manter os 3 exercícios abertos durante todo o decorrer do teste.

Finalmente, foram discutidos aspetos acerca das infraestruturas do Departamento. Existiu consenso acerca da melhoria das condições nos últimos meses, nomeadamente o ajuste da temperatura na Biblioteca do DEI, o conserto da iluminação exterior e interior, a colocação de uma máquina purificadora de água no Bar, a pintura dos espaços exteriores e a abertura das salas através do cartão magnético.

Ainda por melhorar estão a inadequação de alguns espaços de aula (disposição das salas da torre E e C, cadeiras dos anfiteatros partidas, frio nas salas de aula, barulho excessivo na biblioteca). Foram também referidas as poucas condições dos WCs da torre A (piso 4). Já foi avançado um plano de renovação por parte da Direção, de forma a dar solução a este problema.

No fim do evento, todos os presentes puderam desfrutar de um coffee-break no espaço adjacente. Assim terminaram as Jornadas Pedagógicas de Engenharia Informática relativas ao 1º semestre do ano letivo 2018/2019