Jornadas Pedagógicas - Design e Multimédia - 2ºSemestre

Este ano o Núcleo de Estudantes de Informática decidiu realizar duas Jornadas Pedagógicas para cada curso (uma por semestre), ou seja, duas para Engenharia Informática e duas para Design e Multimédia. Esta mudança faz com que as jornadas sejam mais focalizadas e como tal mais breves e directas. No 2º semestre foram portanto realizadas as segundas jornadas que tiveram como principal tema o 1º semestre a fim de poderem ser feitas alterações para o próximo ano. Sendo o Pelouro da Pedagogia responsável por procurar soluções e respostas para os problemas pedagógicos dos alunos, tentámos recolher todos os pontos considerados problemáticos, através dos Inquéritos Pedagógicos, e abordá-los nas Jornadas Pedagógicas, tentando sempre apresentar respostas e soluções para estes mesmos.

Como sabem as Jornadas Pedagógicas de Design e Multimédia do 2º semestre decorreram no dia 9 de Março. Foram discutidos problemas em algumas cadeiras, assim como o método de aprendizagem em geral, entre os assuntos abordados chegaram-se a algumas conclusões, entre elas:

TECNOLOGIAS DOS COMPUTADORES:

//cadeira de 1ºano de licenciatura, 1ºsemestre

Surgiram alguns comentários acerca do não entendimento dos projetos práticos na disciplina.

Pós-Jornadas

Existirá uma conversa com o docente em relação à possibilidade de um explicação prévia dos projetos práticos na aula teórica ou no início da aula prática.

ANTROPOLOGIA VISUAL:

//cadeira de 2ºano de licenciatura, 2ºsemestre

Surgiram alguns comentários acerca da professora que, segundo os alunos, demonstra insegurança apesar dos conhecimentos que possui provavelmente devido ao facto de ser a primeira experiência como professora.

Pós-Jornadas

Existirá uma conversa com a docente para que a comunicação com os alunos melhore.

ENGENARIA DE SOFTWARE:

//cadeira de 3ºano de licenciatura, 1ºsemestre

As críticas em relação a esta cadeira baseiam-se na dificuldade em formar grupos uma vez que foi obrigatória a existência de membros pertencentes aos dois cursos (LDM e LEI), assim como na distribuição do trabalho. Além disso também foi comentado que um dos problemas que surgiram foi a comunicação com o cliente, uma vez que este não teria grande disponibilidade.

Pós-Jornadas

Na inscrição das turmas de Engenharia de Software existir um número destinado a alunos de LEI e LDM, sendo que as turmas seriam compostas por 2/3 de alunos de Engenharia Informática e 1/3 de Design e Multimédia. Ter em conta a disponibilidade quando é escolhido um cliente.

ALUNOS SEM BASES DE PROGRAMAÇÃO:

Problema relacionado com a ausência de preparação dos alunos que vêm com outras formações que não de LDM e têm um choque de realidade ao deparar-se com as unidades do mestrado mais relacionadas com programação.

Pós-Jornadas

Chegou-se à conclusão que apesar dos docentes terem tentado oferecer formação mais progressiva, os alunos que vêm de LDM não esperam um nível de formação que faça um retrocesso de aprendizagem. Portanto espera-se que os alunos se informem acerca do curso antes de concorrerem para mestrado e que se esforcem consoante a necessidade.

ESTÁGIOS - MESTRADO:

Os alunos que estão em mestrado e a fazer estágio tiveram problemas relacionados com a falta de tempo, pois Arte Computacional e Arquiteturas Visuais tiveram entregas na mesma altura da entrega intermédia da Tese.

Pós-Jornadas

Existirá uma tentativa para melhorar a comunicação entre docentes na marcação das datas dos projetos.Deixando também claro para com as empresas os horários de estágio referentes a cada aluno.

Assuntos gerais

TRABALHOS DE GRUPO:

Nos inquéritos no inforestudante foi comentado que era difícil distinguir aquilo que cada membro contribuiu para o projeto, na elaboração de um trabalho de grupo.

Pós-Jornadas

A coordenadora de licenciatura sugeriu a discussão com o professor para saber como será a avaliação, registar o trabalho de cada um, levando todos os colegas a contribuírem.

ALTERAÇÃO DE METAS:

Por vezes existem problemas causados devido ao adiamento de entregas de projetos, pois podem causar entregas sobrepostas ou atrasar todo o planeamento feito no início do semestre

Pós-Jornadas

Foi alertado para o facto de que o planeamento apenas deve ser discutido no início do semestre e daí para a frente deve ser mantido o máximo possível. O professor pode tentar negociar as datas dependendo dos alunos e dos anos e os coordenadores devem ser consultados.

INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS:

Durante as Jornadas existiram alguns comentários de docentes relativamente à forma como os inquéritos do núcleo eram elaborados.

Pós-Jornadas

Foram ouvidas as opiniões e serão tomadas em consideração nos próximos inquéritos elaborados pelo núcleo de estudantes, assim como o modelo das Jornadas.

Estes assuntos estão a ser acompanhados pelo Núcleo de Estudantes de Informática. Existe algum ponto em falta e que gostavas de ver respondido? Contacta-nos por e-mail ou coloca-nos uma questão na Página para veres as tuas dúvidas esclarecidas.

Esta publicação poderá ser actualizada com algum desses pontos!