Jornadas Pedagógicas - Engenharia Informática

Este ano o Núcleo de Estudantes de Informática decidiu realizar duas Jornadas Pedagógicas para cada curso (uma por semestre), ou seja, duas para Engenharia Informática e duas para Design e Multimédia. Esta mudança faz com que as jornadas sejam mais focalizadas e como tal mais breves e directas. As primeiras jornadas, realizadas portanto no 1º semestre, têm como principal tema o 2º semestre a fim de poderem ser feitas alterações atempadamente. O mesmo acontece nas jornadas de 2º semestre, estas são focadas no 1º semestre com a finalidade de proceder, a tempo, às mudanças necessárias. Sendo o Pelouro da Pedagogia responsável por procurar soluções e respostas para os problemas pedagógicos dos alunos, tentámos recolher todos os pontos considerados problemáticos, através dos Inquéritos Pedagógicos, e abordá-los nas Jornadas Pedagógicas, tentando sempre apresentar respostas e soluções para estes mesmos.

Como sabem as Jornadas Pedagógicas de Engenharia Informática decorreram no dia 9 de Dezembro. Foram discutidos problemas em algumas cadeiras, assim como o método de aprendizagem em geral, entre os assuntos abordados chegaram-se a algumas conclusões, entre elas:

LICENCIATURA EM ENGENHARIA INFORMÁTICA

ARQUITECTURA DE COMPUTADORES

//cadeira de 1ºano, 2ºsemestre

Os alunos que frequentaram AC no ano 2015/2016 queixam-se de haver diferentes graus de dificuldade nos testes que são feitos nas aulas PL (durante a semana).

Pós-Jornadas

O professor Gabriel Falcão alertou o NEI para a dificuldade de todos os alunos realizarem o teste à mesma hora, visto que este é feito nos computadores dos laboratórios e que o número de computadores é limitado.

SIMULAÇÃO E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA

//cadeira de 2ºano, 2ºsemestre

Em relação aos últimos anos, a carga de esforço desta cadeira excedeu o esperado. Os alunos que frequentaram a cadeira no último semestre do ano letivo anterior queixam-se de haver demasiados trabalhos.

Pós-Jornadas

A coordenação de LEI adiantou que o docente bem como o método de avaliação irão mudar e, por isso, aguardam-se melhorias.

COMPILADORES

//cadeira de 3ºano, 2ºsemestre

Esta cadeira foi das mais faladas nos inquéritos. A carga de esforço excessiva e o atraso na disponibilização do material necessário foram os problemas apontados pelos alunos.

Pós-Jornadas

O regente da cadeira, Professor Carlos Fonseca, realça que tem feito um esforço para simplificar os trabalhos e que uma das causas para os alunos continuarem a achar que o esforço é elevado, é a falta de bases em programação. Assim sendo, o docente está disposto a, no início do semestre, elucidar os alunos relativamente à linguagem utilizada. Em relação à disponibilização do material necessário, o professor esclarece que os alunos não necessitam dos casos de teste para fazer o trabalho e que estes são só um auxiliar. Contudo, o regente de Compiladores já está a trabalhar nesse material com vista a evitar o atraso na sua disponibilização.

ESTÁGIO DURANTE/NO FINAL DA LICENCIATURA

Durante as jornadas pedagógicas ficou esclarecido que um estágio incorporado na licenciatura não faria grande sentido, uma vez que os alunos já se queixam da carga de trabalho exigida durante o ano. Contudo, há imensas oportunidades para os alunos o fazerem extra licenciatura, como estágios de verão ou projetos de investigação nos laboratórios dos CISUC.

MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA

MESTRADO INTEGRADO

A maioria dos alunos não vê vantagens na possibilidade do mestrado passar a ser integrado. O Provedor do Estudante rematou dizendo que a A3ES quer incumbir o mestrado integrado em todos os cursos.

Pós-Jornadas

O NEI compromete-se a acompanhar a situação, tomando as posições necessárias para salvaguardar os interesses dos estudantes.

OUTROS

Estes assuntos estão a ser acompanhados pelo Núcleo de Estudantes de Informática. Existe algum ponto em falta e que gostavas de ver respondido? Contacta-nos por e-mail ou coloca-nos uma questão na Página para veres as tuas dúvidas esclarecidas.

Esta publicação poderá ser actualizada com algum desses pontos!